Ciencias Naturais 8º

Monday, May 28, 2007

RECURSOS ENERGÉTICOS

A industrialização marcou definitivamente o progresso da Humanidade. Muitos recursos naturais são mobilizados para a produção de energia, por exemplo, eléctrica, que permite a utilização de muitos aparelhos que melhoram a qualidade de vida e que permitiram avanços tecnológicos muito importantes para a história da humanidade.
Os combustíveis fósseis são as principais fontes energéticas que o Homem utiliza actualmente nas mais diversas actividades: o carvão e o petróleo. Chamam-se combustíveis fósseis pois têm origem em seres vivos essencialmente fotossintéticos, que por decomposição anaeróbia, durante milhões de anos originaram substâncias que quando ardem, na presença de oxigénio libertam energia.
Até 1880 as principais fontes de energia utilizadas pelo Homem eram essencialmente a madeira e o carvão, com predomínio da madeira. A partir desta data as sociedades industrializadas começaram a utilizar o carvão como principal fonte energética, nomeadamente ao nível da indústria e dos transportes.
A turfa é ainda matéria orgânica vegetal, em decomposição, possui muitos produtos voláteis e água, não é considerada carvão e é utilizada como adubo. A transformação da turfa a grandes profundidades origina um enriquecimento em carbono, a incarbonização. A lenhite é o carvão mais pobre em carbono e menos rentável em termos comerciais. O carvão betuminoso ou hulha é o carvão mais utilizado em termos industriais mas o carvão com mais carbono é a antracite.
Só no início do século XX, com a invenção do motor de explosão e de técnicas mais evoluídas de prospecção e refinação, é que o petróleo começou a ser utilizado como fonte energética, substituindo progressivamente o carvão. Os mais variados combustíveis utilizados nos automóveis, barcos, aviões são refinados a partir de petróleo. O fabrico de borrachas, tintas, vernizes, asfalto das estradas, detergentes, pesticidas e fibras têxteis, são alguns entre muitos dos benefícios que o petróleo nos proporciona.
A utilização cada vez mais do petróleo está a pôr em causa o ambiente, uma vez que daí resultam emissões de produtos nocivos para o ar, água e solo e também pelos desastres em pleno oceano de muitos petroleiros ou pela limpeza dos seus tanques, em alto mar.
Além disso o petróleo disponível para extracção não é ilimitado. Para que se forme petróleo é necessário que existam condições anaeróbias, na decomposição de grande quantidade de plâncton e um processo de betuminização, em que há enriquecimento em hidrocarbonetos. O petróleo forma-se na rocha mãe mas vai migrar para rochas porosas, as rochas armazém. O gás–natural como é mais leve fica acima do petróleo líquido e sólido. Por baixo do petróleo é natural encontrar água do mar por ser mais densa. Para que este reservatório de petróleo não se perca é preciso que exista uma rocha cobertura, impermeável que impeça a migração de produtos petrolíferos.
A elevada dependência das sociedades actuais face ao petróleo acarretou crises internacionais, de que a guerra do Golfo é um exemplo.
Para minimizar a dependência do Homem face aos combustíveis fósseis é preciso desenvolver tecnologias que permitam aproveitar as energias renováveis.
As energias alternativas são formas de energia limpa com poucos riscos a nível ambiental e que, por serem renováveis, podem ser utilizadas continuamente sem haver perigo do seu esgotamento. Também conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.
A energia solar pode ser aproveitada através dos painéis solares. No entanto esta tecnologia é dispendiosa. A energia eólica, utilizada nos moinhos de vento é hoje utilizada nas turbinas eólicas. Neste caso a paisagem fica alterada e os barulhos das turbinas perturbam alguns seres vivos como aves e morcegos que acabam por ser sugados por essas estruturas. A energia da água doce pode ser utilizada em barragens que alteram as paisagens, impede o fluxo natural dos sedimentos e destroem habitats. Estas desvantagens podem ser minimizadas pelas minihídricas. A energia geotérmica, que aproveita o vapor de água sobreaquecido que brota do interior da Terra, pode também ser aproveitada para produzir energia eléctrica em centrais geotérmicas e a energia da biomassa pode converter material biológico, como as folhas caídas numa floresta, em energia eléctrica. Nestes casos são também produzidos gases com efeito de estufa.

A energia nuclear é não renovável pois utiliza elementos radioactivos como o urânio e teve grande implementação em alguns países industrializados por ser mais barata que o petróleo. No entanto, a utilização desta energia coloca grandes problemas a nível ambiental, uma vez que as falhas de segurança dos reactores centrais nucleares, bem como os resíduos aí criados, podem originar contaminações radioactivas nos ecossistemas, criando problemas de saúde pública muito graves, como o cancro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home