Ciencias Naturais 8º

Tuesday, March 06, 2007

Desflorestação (continuação) / Poluição das águas

Desflorestação (continuação)
Nas últimas décadas, a desflorestação, isto é, a destruição de vastas áreas de floresta, tem vindo a constituir um problema grave que mostra o impacte descontrolado das actividades humanas nos ecossistemas. Os principais problemas são: a erosão acelerada dos solos, o aumento da sedimentação nos cursos de água, danificando os ecossistemas aquáticos, mudança nas condições climáticas, aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera e consequentemente aumento do efeito de estufa, responsável pelo aquecimento global, diminuição da humidade atmosférica, o que altera o regime de chuvas e destruição de habitats, pondo em causa a vida de muitas espécies.

Poluição das águas
A água está poluída quando a sua composição natural é alterada por substâncias ou formas de energia que impeçam a sua normal utilização.
A poluição da água pode ser provocada por agentes físicos, como descargas de água aquecida proveniente de circuitos de refrigeração de certas industrias, poluentes biológicos, como vírus, bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde e poluentes químicos como nitratos e fosfatos provenientes do sector agrícola, detergentes e materiais orgânicos provenientes de centros urbanos, de áreas agrícolas e de unidades de criação de gado e certas indústrias.
Entre os poluentes químicos o petróleo e os seus derivados têm estado na base de graves desastres ambientais no meio marinho Tais problemas são provocados, na maior parte das vezes, pelo transporte desses materiais em barcos petroleiros que muitas vezes não têm as características exigidas para um transporte seguro. Submetidos ao mar agitado podem abrir fendas por onde derramam o conteúdo que transportam, originando as marés negras, que provocam a destruição de numerosos seres vivos dos ecossistemas marinhos e prejuízos incalculáveis nas zonas costeiras. Também podem ser causadoras destas marés negras a lavagem de tanques e porões e acidentes com petroleiros. Uma das mais recentes marés negras foi provocada pelo petroleiro Prestige, que derramou toneladas de fuelóleo.

A contaminação da água por substâncias orgânicas pode verificar-se quando as descargas dessas substâncias forem superiores à capacidade de decomposição assegurada pelo decompositores. Os microrganismos reproduzem-se extraordinariamente, levando a um grande consumo de oxigénio dissolvido, o que leva à sua diminuição na água. As algas também se reproduzem em excesso impedindo a difusão da quantidade normal de oxigénio para a água. Em consequência, outros seres do ecossistema, como os peixes e até os próprios microrganismos, acabam por morrer por falta de oxigénio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home