Ciencias Naturais 8º

Tuesday, March 06, 2007

Fontes de Poluição

Os fosfatos e os nitratos estão presentes nos esgotos domésticos, nos adubos utilizados na agricultura intensiva. São os principais responsáveis pela degradação do solo, rios e lagos. Devido ao excesso de nutrientes, algas, peixes e bactérias reproduzem-se intensamente. O número excessivo de bactérias gasta o oxigénio dissolvido, o que provoca a morte de peixes e outros seres vivos, por asfixia.
O DDT e outros pesticidas, usados no controlo de pragas, na agricultura, poluem o solo, a água e o ar. Mesmo em baixas concentrações são muito tóxicos. O DDT transporta-se ao longo das cadeias alimentares.
Os óxidos de azoto libertados pelos motores de combustão interna, fornos, incineradoras e uso excessivo de adubos poluem o solo, a água e o ar. Contribuem para a formação das chuvas ácida e do smog. O dióxido de enxofre, libertado pelas centrais eléctricas, fábricas, veículos automóveis e refinarias também contribui para a formação das chuvas ácidas. Estas chuvas corroem os monumentos, destroem a vegetação e causam dificuldades respiratórias.Os CFC, são compostos libertados por mecanismos de refrigeração, sprays, indústrias de isolamento térmico e electrónica. São responsáveis pela destruição da camada de ozono. Foram proibidos mas devido à sua longevidade de 50 anos ainda continuam a aumentar o buraco na camada de ozono. O dióxido de carbono libertado pelos incêndios ou pela utilização de combustíveis fósseis causa o aumento do efeito de estufa e por isso o aquecimento global.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home