Ciencias Naturais 8º

Thursday, January 25, 2007

Catástrofes: perturbações no equilíbrio dos ecossistemas

Na Terra têm lugar fenómenos de origem diversa que podem pôr em perigo, ou mesmo destruir, não só a estrutura e funcionamento dos ecossistemas naturais como vidas humanas e bens. Esses fenómenos, por vezes, com consequências dramáticas, constituem autenticas catástrofes, as quais podem ocorrer naturalmente ou devido à intervenção humana. As perturbações naturais dos ecossistemas fazem parte da história da Terra e os ecossistemas sempre encontraram forma de readquirir o equilíbrio.
Terramotos, maremotos, erupções vulcânicas, inundações, secas prolongadas são, entre outros, fenómenos naturais que podem provocar grandes alterações na vida da Terra.
Com o desenvolvimento dos conhecimentos e através de técnicas cada vez mais eficazes, tem vindo a ser possível prever a ocorrência de algumas catástrofes, como por exemplo, furacões, erupções vulcânicas e inundações. Em muitos casos desenvolvem-se medidas de prevenção, que incluem a evacuação de populações e a preparação antecipada de planos de socorro e de ajuda em caso de catástrofe.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home