Ciencias Naturais 8º

Monday, October 16, 2006

Lição 3
Interacção seres vivos-ambiente

-Estrutura e funcionamento dos ecossistemas

O ecossistema é formado pelos seres vivos, pelo ambiente que os envolve e pelas relações de interdependência que estabelecem entre si e com o meio. A floresta é um exemplo de um ecossistema.
As árvores são seres vivos de grande longevidade e muito importantes para a humanidade.
As florestas do período carbonífero foram destruídas por várias catástrofes principalmente trovoadas eléctricas e erupções vulcânicas. As árvores mortas após decomposição e sujeitas a várias alterações originaram o carvão.
O sol é a fonte de energia que as plantas utilizam para fabricar o seu próprio alimento através da fotossíntese. Os animais obtêm a sua energia através da alimentação directa ou indirecta de plantas.
Quando existem boas condições climáticas e não existe intervenção humana ocorre a seguinte sucessão: líquenes, musgos, ervas, arbustos e árvores.
As árvores originam um microclima sombrio e húmido, protegendo as outras plantas dos ventos, do calor do dia e do frio da noite.
A luz é o principal factor natural que condiciona a durabilidade de uma floresta.
As plantas possuem diferentes formas e tamanhos para poderem sobreviver na floresta e estarem bem adaptadas.
A folhagem permite que a floresta seja um ecossistema estável pois retém luz, impede mudanças de temperatura e um alto nível de humidade.
A vida animal é variada desde insectos, mamíferos répteis e aves.
A vida na floresta depende da relação de competição que se estabelece entre os seres vivos que lá habitam.
As florestas não se desenvolvem se as condições climáticas forem extremas, nas regiões polares as temperaturas são muito baixas e nos desertos a água é escassa.
A taiga( do russo floresta escura e misteriosa) é uma floresta com um clima frio e húmido com árvores perenes e vários animais: texugos, arminhos, lebres do árctico, lobos, linces e esquilos.
A floresta temperada tem Verões quentes e Invernos frios, com árvores de folha caduca e animais: esquilos, raposas, lobos, gatos, ursos e insectos.
A floresta tropical apresenta chuvas frequentes, temperaturas altas e luminosidade abundante no estrato superior, grande variedade de animais e plantas.
A desflorestação ocorre principalmente devido à agricultura e à pecuária. A madeira das árvores é também usada para combustível e para o fabrico de papel.
A desfloestação provoca vários problemas, aumento da erosão, aumento da área desértica, inundações, diminuição da biodeiversidade, aumento de CO2.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home