Ciencias Naturais 8º

Monday, October 16, 2006

Lição 6

Em qualquer ecossistema os seres vivos estabelecem relações entre si (factores bióticos) e com o meio que os rodeia (factores abióticos).
Os factores bióticos e abióticos são factores do ambiente que influenciam o comportamento dos seres vivos.
No que concerne aos factores bióticos pode dizer-se que os seres vivos de uma comunidade estabelecem relações intra-específicas (entre seres vivos da mesma espécie) e relações interespecíficas (entre seres vivos de espécies diferentes).
As relações entre seres vivos podem ser favoráveis, desfavoráveis ou indiferentes para os intervenientes.
As relações intra-específicas podem ser de cooperação (quando os indivíduos contribuem para o bem comum), de competição (quando existe concorrência entre eles) ou de canibalismo (quando um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar). Quando os indivíduos da mesma espécie cooperam entre si podem formar colónias (quando habitam o mesmo local e têm funções semelhantes) ou sociedades (quando formam grupos estruturados e organizados em hierarquias).
As relações interespecíficas podem ser de cooperação (mutualismo e simbiose), comensalismo, parasitismo, predação ou competição.

- Mutualismo: relação não obrigatória em que as duas espécies intervenientes são beneficiadas;
- Simbiose: relação obrigatória em que as duas espécies intervenientes são beneficiadas; o estabelecimento da relação é condição necessária para a sobrevivência dos organismos;
- Comensalismo: relação em que uma das espécies é beneficiada enquanto a outra não é afectada;
- Parasitismo: relação em que uma das espécies é beneficiada (parasita) e a outra é prejudicada (hospedeiro); o parasita não deve matar o hospedeiro, pois será prejudicado deixando de ter fonte de alimento;
- Predação: relação em que a espécie predadora mata a presa para se alimentar;
- Competição: relação em que as espécies intervenientes se prejudicam mutuamente.
Os seres vivos de espécies diferentes estabelecem relações entre si principalmente aos níveis tróficos e defensivos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home