Ciencias Naturais 8º

Tuesday, March 06, 2007

Poluição

O Homem desencadeia várias catástrofes de consequências graves como as guerras, o terrorismo, as explosões e a poluição.
A poluição
Nos países civilizados a população desfruta bens tecnológicos que permitem conforto como o aquecimento, luz permanente, máquinas que fazem alguns dos trabalhos humanos e meios de deslocação rápidos e eficazes. A Ciência e a tecnologia permitiram ao Homem o domínio da natureza e uma aprendizagem sobre o mundo em que vivemos.
Ao mesmo tempo o Homem contaminou a atmosfera, o solo e as águas com produtos novos ou com o aumento dos já existentes causando desequilíbrio nos ecossistemas.
Devido à perigosidade dos resíduos radioactivos, as centrais nucleares estão sujeitas a vários controlos.
Toda esta alteração do ambiente provoca degradação do meio, prejudica a saúde dos seres vivos e diminui o número de recursos disponíveis.
A perturbação pelo estado do ambiente converteu-se num problema à escala mundial.
A natureza foi capaz de manter em equilíbrio os ecossistemas, face aos desperdícios que os seres vivos produzem. Por exemplo, há animais que se alimentam das fezes de outros animais, os necrófagos alimentam-se de animais mortos. O Homem alterou este equilíbrio natural e a natureza não tem capacidade para assimilar todos os resíduos que a civilização actual produz.
O Homem contamina principalmente devido há elevada população mundial, aos desperdícios industriais, há combustão de determinadas substâncias e ao consumo em grandes proporções.
As indústrias e as centrais termoeléctricas produzem vários compostos como partículas em suspensão que são arrastadas pelo vento a grandes distâncias. Com as precipitações caem nos solos, por vezes a grandes distâncias do local onde foram emitidas. Outras substâncias sofrem mudanças químicas quando libertadas para a atmosfera. É o caso do dióxido de enxofre que quando libertado para a atmosfera combina-se com a água e origina ácido sulfúrico, que mais tarde cai com a chuva como ácido sulfúrico diluído, formando o que se designa de chuva ácida, contaminando rios, lagos e destruindo a vida vegetal.
As indústrias recolhem água dos rios para a refrigeração que depois volta novamente para os rios com resíduos e a temperaturas superiores provocando alterações na vida dos rios. Estes descarregam resíduos no mar contaminando-o. O mar consegue assimilar alguns dos resíduos mas elementos muito pesados como o cádmio ou o mercúrio não se transforma, acumulam-se e tornam-se tóxicos. Deste modo é importante o tratamento de águas residuais.
As cidades concentram grande parte da população mundial e causam poluição sonora, atmosférica e dos solos.
Muitos dos resíduos são biodegradáveis como o papel e a madeira mas outros não o são como é o caso de plásticos, vidros ou metais. Neste caso é importante a separação dos lixos para que estes materiais sejam reciclados.No campo os incêndios florestais e o abate de árvores também alteram os ecossistemas. A contaminação também tem aumentado com a utilização de herbicidas e pesticidas que podem ser prejudiciais ao gado e à agricultura. Muitos evaporam-se e depois voltam a cair com as chuvas permanecendo no ambiente muito tempo após a sua aplicação sendo de grande perigosidade. Se os insecticidas entrarem nas cadeias alimentares, como é o caso do DDT, vão acumular-se nos vários níveis tróficos, em maior quantidade quanto maior for o nível trófico. Esta situação pode levar à extinção das aves de rapina pois ocupam o último nível trófico.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home