Ciencias Naturais 8º

Tuesday, March 06, 2007

Catátrofes Naturais - continuação

Os incêndios no planeta
A partir de Fevereiro de 2002, qualquer incêndio, que ocorra no planeta, fica registado numa base de dados internacional, pois é detectado pelo satélite Terra. O objectivo é recolher dados que permitam aos cientistas estudar o impacto dos incêndios no clima, isto porque resulta dióxido de carbono dos incêndios, que se acumula na atmosfera e contribui para o aumento do efeito de estufa. Estes registos também podem contribuir para que muitos incêndios tenham uma amplitude menor, pois a actuação das medidas para acabar com o incêndio poderá ser mais rápida. Nem todas as zonas de alteração da temperatura correspondem a incêndios, podem ser erupções vulcânicas.

As secas
As secas são longos períodos em que não chove, e são características naturais de alguns ecossistemas, como por exemplo a savana. As necessidades alimentares das populações fazem com que em algumas zonas da Terra o número de animais seja excessivo relativamente à capacidade de pastagens. Se a vegetação diminuir provoca a erosão do solo. A seca provocou, principalmente no continente Africano, a deslocação de muitas pessoas, os refugiados do ambiente.

Medidas de protecção das populações
Para evitar inundações os meios mais utilizados têm sido os diques e as barragens. Se os terrenos que circundam os cursos de água fossem mais permeáveis estes métodos teriam mais eficácia. Deste modo deveria ser evitada a urbanização excessiva e deveriam aumentar as áreas naturais de prado e floresta nas margens dos rios. As árvores favorecem a infiltração de água no solo, evitando a escorrência superficial e, consequentemente, as inundações. As construções urbanas devido aos materiais que utilizam impermeabilizam os terrenos e aumentam as possibilidades de inundação.
O fogo resulta da presença simultânea de combustível, oxigénio e uma fonte de calor. Relativamente aos incêndios florestais a maioria é causada pelo Homem e o oxigénio está sempre presente. Além de uma vigilância eficaz, a prevenção deve começar quando se elabora o projecto de florestação e deve considerar que zonas de grande inclinação e/ ou de difícil acesso não devem ser plantadas, nas zonas de linhas de água, deve optar-se por espécies resistentes ao fogo, para evitar o crescimento de mato, devem construir-se pequenas barragens mantendo-as assinaladas, os acessos devem ter as margens limpas, à volta de cada construção, é obrigatório manter um raio mínimo de 50 metros completamente livre de algo combustível.
As secas e por consequência a desertificação implicam medidas que ultrapassam as iniciativas individuais. Os projectos de recuperação baseiam-se na gestão de recursos locais, regeneração da flora existente, o que exige bens materiais e humanos que muitos países não possuem. Terão que ser os países de maiores recursos a ajudar a melhorar a qualidade de vida de países menos desenvolvidos.Em caso de ocorrência de catástrofe deve ligar para o 112, manter a calma, e manifestar atitudes que ajudem a salvaguardar pessoas e bens, obedecer às autoridades e evitar a observação que muitas vezes dificulta os trabalhos de protecção e salvamento e causa confusão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home