Ciencias Naturais 8º

Tuesday, March 06, 2007

Poluição atmosférica


A atmosfera é constituída por uma mistura de gases, aproximadamente 78% N2, 21% O2 e outros gases como o CO2, CO, O3, SO2, NO, H2CO3. A quantidade de vapor de água é variável. A constituição da atmosfera foi evoluindo ao longo do tempo permitindo a existência de vida.
A utilização dos combustíveis fósseis parece ser a fonte mais contaminadora. O maior consumo ocorre nos aquecimentos e nos automóveis. Os hidrocarbonetos por queimar formam partículas que se acumulam nos edifícios, na vegetação ou então à volta das quais condensa-se água. Esta neblina espessa forma-se quando o ar pesado não consegue subir e designa-se por smog.
As indústrias mais poluentes são: centrais termoeléctricas, cimenteiras, siderúrgicas, químicas e alimentares.
Os incêndios florestais e as erupções vulcânicas são causas naturais de contaminação da atmosfera. Nuvens densas impedem a passagem da luz solar até às plantas e prejudicam a fotossíntese.
O efeito de estufa pode afectar o globo pelos seus efeitos no clima global. A quantidade de CO2 aumenta excessivamente e as plantas não conseguem compensar esse aumento pois há cada vez menos árvores.
Algumas das consequências são extensão das zonas desérticas, precipitações maiores nas zonas húmidas, degelo nas zonas polares, aumento do nível médio das águas do mar colocando em, risco as populações costeiras.
Os aerossóis libertam compostos que destroem a camada de ozono como é o caso dos CFC’s. Esta camada é importante pois absorve a maioria das radiações ultravioletas que são prejudiciais aos seres vivos. Na Antártida como o ar não circula os cientistas descobriram que a camada de ozono está mais fina.
A civilização deve assumir o desafio de preservar o ambiente e assim evitar a destruição do planeta

0 Comments:

Post a Comment

<< Home