Ciencias Naturais 8º

Tuesday, March 06, 2007

A camada de ozono / Desflorestação

A camada de ozono
No decurso da evolução da Terra desenvolveu-se, na alta atmosfera, uma zona com uma forte concentração de ozono, na estratosfera, a camada de ozono. Esta camada funciona como filtro relativamente à maioria das radiações solares ultravioleta, muito nocivas para os seres vivos.
O ozono é um gás que se forma naturalmente pela acção da luz solar sobre o oxigénio, na alta atmosfera. No século XX, começaram a ser produzidos compostos gasosos de cloro, flúor e carbono, os chamados CFC, considerados muito importantes pelas suas aplicações em aerossóis, frigoríficos, ares condicionados e outros. Estes gases libertados para a atmosfera acumulam-se na estratosfera, durante 50 anos, provocando a diminuição da camada de ozono. Desde 1990 que estes gases estão proibidos, mas a sua permanência na atmosfera por longo tempo e por existirem em funcionamentos produtos que os libertam o problema continua a existir. Além disso o ozono também pode existir disperso na troposfera e ter um contributo para o aquecimento global pois tem efeito de estufa.

A floresta
Conscientes dos graves problemas provocados pela diminuição continua da floresta, muitos especialistas têm vindo a procurar possíveis soluções, que permitam salvaguardar o futuro das florestas e facultar aos países onde estão localizadas os benefícios económicos de que necessitam e que elas lhes podem oferecer.As florestas protegem os solos da erosão pelo vento e pelas águas, protegem dos cursos de água, regulam o clima (através da transpiração das plantas aumentando a humidade atmosférica e fixando grandes quantidades de dióxido de carbono, através da fotossíntese), libertam oxigénio importante para um grande número de seres vivos e constituem habitats diversificados e numerosos que permitem uma grande biodiversidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home