Ciencias Naturais 8º

Monday, April 23, 2007

Recursos Biológicos

EXPLORAÇÃO

Os recursos biológicos englobam um conjunto de matérias e energia que se pode obter a partir de outros seres vivos.
O homem faz uso dos recursos biológicos para satisfazer as suas necessidades alimentares, para outras actividades, como a utilização de substâncias para a produção de medicamentos, na confecção de vestuário e calçado e ainda no lazer.
A exploração dos diferentes recursos biológicos pode ser feita de variados modos.
A agricultura surgiu na pré-história, quando o Homem nómada começou a domesticar espécies vegetais, o que levou ao desenvolvimento das primeiras aldeias agrícolas. Hoje em dia, a agricultura utiliza grandes máquinas agrícolas e proporciona, através da monocultura (cultura de uma só espécie agrícola) a produção de excedentes para comercialização.
A exploração de florestas é realizada com o intuito para a produção de papel, mobiliário, extracção de resinas, borrachas.
A vida das populações humanas depende consideravelmente de inúmeras espécies animais que são explorados para diversos fins como vestuário, alimentação, medicina, calçado e mobiliário. A pecuária apostou no melhoramento de raças para aumentar o seu rendimento, no aperfeiçoamento de máquinas e técnicas que permitem alimentar, alojar e tratar grandes concentrações de animais.
Os recursos que o mar oferece são imensos. O peixe, por constituir uma importante fonte de proteínas é sobreexplorado. O desenvolvimento e criação de pisciculturas permitiu uma maior produtividade e também que as várias espécies de peixe atinjam mais rapidamente as dimensões desejáveis para a sua captura no mar.
CONSEQUÊNCIAS DA SUA UTILIZAÇÃO

O Homem está dependente dos recursos biológicos. Contudo o aumento demográfico e a sobre-exploração dos recursos tornam difícil a mantutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Os recursos biológicos encontram-se ameaçados: directamente devido à sobre-exploração e tráfico de animais selvagens e plantas e indirectamente através da introdução de espécies exóticas e a degradação e destruição dos habitats conduzindo ao declínio da biodiversidade.
A sobre-exploração dos recursos proporciona o declínio das espécies mais exploradas, o colapso de algumas áreas que já foram ricas para exploração e conduz ao aumento da importância da criação de zonas especializadas no desenvolvimento destes recursos: aquaculturas, criação de gado em cativeiro, etc.
O tráfico internacional de plantas e animais selvagens, como por exemplo o comércio de animais de estimação (répteis, aves, peixes), a captura para jardins zoológicos e programas de investigação científica, o comércio de partes do corpo de animais pelas suas propriedades medicinais, são apenas mais um factor que promove a perda da biodiversidade.
A introdução de espécies exóticas (espécies introduzidas: são espécies de animais ou plantas que não são nativas de uma determinada área, e que foram nela introduzidas pela acção do Homem) é geralmente prejudicial ao ecossistema, podendo levar à extinção de espécies de animais e plantas naturais. As espécies introduzidas, se tiverem sucesso, são praticamente impossíveis de eliminar. As espécies introduzidas levantam ainda outro problema: é que a partir do momento em que estão adaptadas ao local onde foram introduzidas a sua expansão torna-se uma realidade levando à homogenização crescente das espécies no Mundo. À escala global o problema das espécies introduzidas é já considerado uma ameaça à biodiversidade tão importante como a desflorestação, a desertificação ou o aquecimento global.
A modificação dos habitats como resultado de factores externos, frequentemente causada pelo Homem (como por exemplo poluição do ar, chuvas ácidas, limpeza dos leitos dos rios, substituição de ecossistemas por monoculturas de cereais) e a destruição de habitats (especialmente causada pelas actividades humanas, mas também porcatástrofes naturais; agricultura, exploração florestal, expansão urbana e industrial, vias de comunicação; actividades mineiras) tem geralmente um efeito negativo sobre os recursos biológicos.
A perda da biodiversidade é actualmente uma das maiores preocupações ambientais a nível global, verificando-se um aumento de áreas reservadas e protegidas no mundo e ainda de criação de grupos, associações de protecção e amigas da Natureza, que revela uma tomada de consciência pela preservação da biodiversidade no nosso planeta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home