Ciencias Naturais 8º

Monday, May 28, 2007

PROTECÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

No sentido de permitir um desenvolvimento sustentável, o Homem tem vindo a desenvolver práticas que permitem a protecção e a conservação da Natureza. Destacam-se:
- Tratamento de resíduos sólidos;
- Tratamento das águas;
- Conservação de certas áreas protegidas notáveis.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Em Portugal são produzidas cerca de 3,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Dar destino a estes resíduos é um desafio.
Existem três tipos de resíduos: sólidos urbanos, industriais e perigosos.
A atitude mais correcta é aplicar a politica dos 3 r’s: reduzir a quantidade dos resíduos produzidos e reutilizá-los. Caso não seja possível então a reciclagem permite poupar recursos, reduz a poluição, restringe a utilização de outros fins e cria postos de trabalho.
Cada um de nós deve ser um cidadão responsável e por isso devemos separar o lixo e colocá-lo nos ecopontos: baterias de contentores de cores diferentes, azul, amarelo e verde e vermelho. Actualmente também existem Ecocentros, que são parques destinados à recolha de uma grande variedade de resíduos separados.
As lixeiras eram a forma de deposição dos resíduos em que a quantidade e a origem dos resíduos não era controlada, com acesso a roedores e moscas e por isso fonte de propagação de doenças. As lixeiras libertavam maus odores e os lixiviados contaminavam o solo e as águas superficiais ou os lençóis freáticos.
As lixeiras actualmente são proibidas e foram substituídas por formas controladas de gestão dos resíduos:
-Aterro sanitário: A escolha do local para a construção do aterro passa por um estudo geológico pois o terreno deve ser tectónicamente estável e o relevo deve ser plano. O solo é protegido com uma tela de plástico impermeável e por uma camada de rochas com esta característica. É feita a drenagem das águas lixiviantes que são encaminhadas para uma ETAR. O lixo é colocado alternadamente com camadas de terra e é compactado para diminuir o volume. Da fermentação dos compostos orgânicos contidos nos lixos resulta o biogás que forma misturas explosivas com o ar e por isso deve ser drenado e convertido em energia eléctrica. As condições do aterro são devidamente controladas para que não haja contaminação do ambiente e o local é vedado de acesso restrito. Depois de selado, os aterros são tapados com uma cobertura constituída por terra o que permite o desenvolvimento de um relvado que pode ser aproveitado como campo de jogos.
-Compostagem: Cerca de 40% dos resíduos produzidos é matéria orgânica. Os resíduos vegetais devem ser colocados num contentor para compostagem, onde se irão decompor, e passados alguns meses tornar-se-ão num adubo.

- Incineração- Os resísuos perigosos são queimados a cerca de 850ºC, reduzindo muito o volume e permite recuperar o calor em energia que pode ser utilizada para vários fins. As cinzas são tóxicas e vão para os aterros. Ocorre poluição do ar e é um processo dispendioso.


TRATAMENTO DAS ÁGUAS

FUNCIONAMENTO DE UMA ETAR

Nas ETAR’s, os esgotos domésticos e industriais são inicialmente sujeitos a um Pré-tratamento, no qual ocorrem processos de separação dos sólidos mais grosseiros como sejam a gradagem que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas, o desarenamento nas caixas de areia e o desengorduramento nas chamadas caixas de gordura ou em pré-decantadores. Posteriormente o efluente permanece a decantar, durante algum tempo, em tanques de sedimentação que permitem remover as restantes partículas e grande parte da matéria orgânica. Este processo físico pode ser complementado com substâncias químicas como a cal, que facilitam a formação de aglomerados de partículas e sua deposição por acção da gravidade. Segue-se um processo bioquímico, em que actuam microrganismos que consomem matéria orgânica dissolvida existente nas águas residuais. O tratamento terciário envolve principalmente fenómenos químicos, pois são retirados metais pesados como o chumbo e o mercúrio e outros produtos químicos como os nitratos e os fosfatos pela adição de determinadas substâncias químicas. O tratamento quaternário consiste na adição de cloro para a eliminação dos organismos patogénicos. Actualmente a desinfecção das águas pode ser feita por ozono ou pelas radiações ultravioletas. Durante o processo de tratamento das águas obtêm-se substâncias sólidas variadas que se designam por lamas.

FUNCIONAMENTO DE UMA ETA

O tratamento inicia-se com a adição de sulfato de alumínio líquido, produto que agrega as impurezas contidas na água. Em seguida, esta passa para os floculadores, onde recebe cloro, para desinfecção, e um produto químico para ajudar na floculação. Os motores floculadores agitam a água para aumentar o tamanho dos flocos. Depois, o liquido passa para os decantadores, onde os flocos maiores e mais pesados se depositam. Cerca de 60% das impurezas ficam retidas no decantador. Somente a água da superfície sai dos decantadores e passa por um processo de filtragem recebendo nova adição de cloro. Depois de filtrada, é-lhe adicionada substâncias para elevar o pH e o flúor e neutralizar o efeito do cloro. Só depois está própria para consumo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home